menu

O Mapa de Empatia foi atualizado! Confira as novidades desta ferramenta

19 de julho de 2017

Dave Gray, um dos criadores da ferramenta Mapa de Empatia, muito utilizada no planejamento comunicacional das organizações (falei um pouco sobre isso aqui) acabou de publicar um texto trazendo novidades sobre a ferramenta.

Em resumo, essa ferramenta ajuda a conhecer profundamente o público-alvo para desenvolver diálogos interessantes e impactantes durante o processo de comunicação e para desenvolver os melhores produtos e serviços para os clientes.

Quais são as novidades do Mapa de Empatia?

  1. Objetivos incorporados: para ajudar as equipes a compreenderem o propósito da atividade.
  2. Numeração das seções: para indicar a sequência ideal para realização da atividade.
  3. Adição dos elementos “Pense e Sente” no centro do mapa e “dentro da cabeça” movendo os “dores e ganhos” que ficava na caixa inferior do mapa.
  4. Adição de algumas perguntas iniciais para facilitar o trabalho de busca pelas respostas em cada etapa.

Como usá-lo?

  1. Comece com a seção GOAL, e defina o objeto/assunto para pesquisa daquele mapa de empatia.
  2. Depois, responda (no sentido horário) as perguntas que aparecem: o que ele vê, diz, faz e ouve. Calce os sapatos do seu público e tente compreender com é a experiência dele, sob o ponto de vista dele.
  3. Depois de entender os elementos externos, foque no que está acontecendo dentro de sua cabeça. Esses são os aspectos mais importantes do mapa.
  4. Se você estiver projetando produtos, serviços ou experiências de clientes, um mapa de empatia completo é uma excelente contribuição para um exercício de design de proposição de valor.

Ah, e você pode complementar seus estudos utilizando o Canvas de Proposição de Valor projetado por Alex Osterwalder . A explicação (em inglês) está no vídeo abaixo.

 

Em breve eu volto para falar mais sobre estas e outras ferramentas.

Quer saber como usar o mapa de empatia e outras ferramentas importantes para planejar suas ações de marketing? Envie uma mensagem! Vamos preparar um treinamento personalizado para você!

 

CATEGORIA: consultoria
© Rute Faria 2017