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Glossário

Entenda os termos relacionados ao
mundo digital

 

Adwords
Sistema de anúncios para web, criado pela empresa Google. Os anúncios aparecem sempre que os usuários procuram pelas palavras-chave relacionadas a ele. Podem ser feitos por meio de links patrocinados em formato de textos, banners e vídeos, entre outros.
Benchmarking
Análise da concorrência direta com o intuito de aprender com as melhores e piores experiências, tirando insights e lições para o próprio negócio.
Business Canvas
É uma ferramenta para gestão de negócios. Um mapa visual, uma tabela, pré formatada que deve ser preenchida de acordo com os objetivos do negócio. Após o preenchimento deste quadro tem-se uma real noção do modelo de negócio em questão, o que facilita na definição de estratégias para busca de resultados empresariais.
CTA
Abreviatura de Call to Action (chamada para ação, em inglês). Trata-se de chamadas e botões que aparecem em páginas da web ou textos e que têm como intenção convidar o leitor/usuário a executar algo. Exemplos de CTAs: Baixe agora! Cadastre-se aqui! Siga-nos nas redes sociais!
Conversão
Chamamos de conversão o ato de o usuário realizar alguma tarefa proposta. Por exemplo: a compra de um produto na web é uma conversão. Baixar o e-book é outro tipo de conversão. Realizar um cadastro também pode ser uma conversão.
CRM
Customer Relationship Management (CRM) é o nome dado para a gestão com o foco no relacionamento do cliente. Existem softwares que ajudam na gestão CRM integrando canais, definindo tarefas para cada etapa de relacionamento.
Facebook
Rede virtual focada em socialização e compartilhamento de informações, fotos e vídeos entre usuários. Foi criada em 2004 por Mark Zuckerberg e atingiu, em 27 de junho de 2017 2 bilhões de usuários ativos.
Facebook Ads
Sistema de anúncios integrado ao Facebook. Ajuda empresas e profissionais a segmentarem seus conteúdos patrocinados para pessoas certas dentro da rede.
Gerenciador de Negócios
Sistema desenvolvido pela equipe do Facebook e direcionado para profissionais de marketing digital que administram páginas empresariais dentro da rede. Oferece recursos especiais, relatórios de acompanhamento, ferramentas de programação de anúncios, entre outros itens que facilitam e profissionalizam o trabalho.
Inbound Marketing
Conjuntos de estratégias que tem como objetivo atraia leads (potenciais consumidores) para o site e promoções da organização/empresa. Alcança o consumidor no momento em que ele quer e precisa daquele produto/serviço e não quando convém (como costuma ser no marketing tradicional).
Mídia Programática
Sistema que usa inteligência artificial e automação para apresentar os melhores anúncios aos melhores usuários nos melhores canais. Pretende aumentar a relevância e eficiência de forma automatizada e dinâmica, por meio da análise de dados coletados e histórico de navegação do usuário. Em suma, o anunciante disponibiliza os anúncios, defini o perfil do público e o valor que está disposto a investir. O sistema faz o resto.
Marketing Digital
São todas a ações executadas por empresas ou indivíduos que tentam promover um produto, um serviço ou até mesmo a própria imagem dentro dos canais digitais são consideradas como marketing digital.

Uma publicação no Facebook, um anúncio no AdWords, um post no blog da sua empresa são ações que se encaixam no conceito de marketing digital.
Mapa de Empatia
Ferramenta que ajuda a analisar o perfil do público de uma empresa. Identifica hábitos, preferências, atividades, dores e expectativas. Ajuda o empreendedor e sua equipe de marketing a entender o cliente e a conversar na linguagem dele.
Palavra-chave
Termo mais importante de um texto web e/ou anúncio responsável por definir o tema daquele conteúdo. São utilizadas para segmentar conteúdos e direcioná-las para pessoas que pesquisam sobre ela. Quando você pesquisa algo no Google, por exemplo, você usa palavras-chave.
Personas
Representação fictícia do seu cliente, baseada em dados reais (como o mapa de empatia, por exemplo). Serve para orientar a equipe de marketing e os gestores para produção de conteúdos e direcionamento de produtos e serviços personalizados à necessidade do cliente.
Análise Swot
Ferramenta de análise que identifica pontos ameaças, oportunidade, forças e fraquezas de um negócio. O objetivo é compreender os pontos fortes e fracos para definir um planejamento estratégico coerente e sólido em busca de resultados para o empreendimento.
© Rute Faria 2017