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O que é marketing digital? Entenda o conceito

1 de julho de 2017

Pode parecer uma pergunta simples, mas é justa. O marketing digital, termo tão utilizado hoje em dia, não é familiar para todos como pode parecer. Por isso, esse texto vem para explicar o conceito, sua importância e seus benefícios para as organizações.

Será que sua empresa já faz marketing digital e você não sabe? Descubra agora!

Marketing Digital – definição

Todas a ações executadas por empresas ou indivíduos que tentam promover um produto, um serviço ou até mesmo a própria imagem dentro dos canais digitais são consideradas como marketing digital.

Uma publicação no Facebook, um anúncio no AdWords, um post no blog da sua empresa são ações que se encaixam no conceito de marketing digital.

A importância do marketing digital

Talvez você não esteja familiarizado com a internet e as redes sociais. Talvez use apenas para fins pessoais, ou nem isso. Talvez você nem goste muito desse tema. Mesmo assim é importante entender que, hoje, o mundo está conectado. As pessoas consomem informações da web o tempo todo e usam a web para tomar decisões.

Uma pesquisa do Google mostrou que 74% consultam seus telefones enquanto estão em pé numa loja decidindo qual produto comprar. Portanto, se o seu cliente usa a internet para se comunicar, o que é bem provável, é preciso que a sua empresa também esteja por lá.

Não só para divulgar os produtos e serviços, mas para entender o que o público faz, pensa, como ele age. E para conversar com ele na língua dele e nos canais que ele utiliza. Pense que o seu concorrente já está fazendo isso. Ou, se não estiver, você pode ser o pioneiro, sair na frente. Que tal?

Os benefícios do Marketing Digital

O marketing digital, desde que bem executado, oferece muitos benefícios. Abaixo eu vou listar alguns. Acompanhe:

Segmentação do público

Por meio das ferramentas digitais, você consegue segmentar o seu público e oferecer o conteúdo para pessoas que realmente desejam consumir aquela informação.

As páginas da internet, as redes sociais e os canais digitais conseguem captar várias informações de quem os utiliza, armazenar histórico do que as pessoas estão buscando, entre outros dados. Posteriormente, essas informações são compartilhadas com as empresas que anunciam. Por isso a segmentação é plenamente possível e muito eficiente.

Mensuração precisa

No marketing digital você tem a possibilidade de mensurar os dados e entender quantas pessoas estão visualizando seu conteúdo, clicando nos links, adquirindo seus produtos, entre outras possibilidades.

São canais que oferecem as possibilidades para mensuração e ajudam você a otimizar cada vez mais o trabalho. Ou seja, você descobre onde está errando e conserta para começar a acertar sempre!

Custo acessível

Se você tem vontade de divulgar sua empresa, mas não tem muita verba disponível o marketing digital é para você! No marketing digital você divulga seu conteúdo para um público segmentado, gastando muito menos do que você gastaria veiculando uma propaganda na TV ou inserindo um anúncio no jornal ou na revista, por exemplo.

Além disso, você investe quanto quer. Não tem essa de “preço tabelado”, é tudo conforme sua empresa por pagar. Legal, né?

Controle dos recursos

Você paga de maneira justa, seja por cliques, seja por visualizações ou conversões, no marketing digital você paga quando consegue atingir o objetivo proposto. Mais uma forma de economizar e otimizar seus investimentos para o que, de fato, importa e oferece resultados.

Público certo, na hora certa

Um dos fatores mais sensacionais do marketing digital, para mim, é o fato de que o público acha a empresa e não o contrário. Seus anúncios são exibidos para quem tem interesse naquilo que você está anunciando, como já dissemos. Seus clientes pesquisam sobre seu produto e encontram você.

Essa inversão de papéis é benéfica para todos, afinal, você e sua equipe não precisam se desgastar tentando vender para quem não quer comprar. E o seu consumidor encontra você na hora certa.

Um exemplo: a pessoa procura por “chinelo em bh”, no Google, e o que aparece? Sua empresa de chinelos! Por que? Por que você investiu de forma correta e profissional em marketing digital. E nem precisou ir atrás do cliente, ele mesmo te encontrou. Magnifico, não é?

Espero que tenha gostado do texto. Abaixo vou deixar um vídeo que fiz, falando exatamente sobre esse tema. Mais uma oportunidade para reforçar o seu aprendizado. Até o próximo artigo!

CATEGORIA: Dicas para empresas
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