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Insights do RD On The Road BH – 2017: 6 dicas que eu trouxe do evento

24 de agosto de 2017

No artigo de hoje, vou trazer algumas das várias dicas anotadas durante o evento RD On The Road BH, realizado no mês de junho de 2017. São seis dicas divididas em três blocos: duas sobre AdWords, duas sobre e-mail marketing e duas sobre SEO e captação de leads.

Eventos como esse renovam nosso ânimo para trabalhar com marketing digital, pois em alguns momentos nos enchem de novidades interessantes e instigantes, e em outros reforçam a importância e eficiência do trabalho que já realizamos. Tudo isso por meio das falas e apresentações dos palestrantes.

Antes de começar com os insights, quero parabenizar a equipe da Resultados Digitais pela organização e qualidade das palestras. E, ainda, pela iniciativa de separar conteúdos mais avançados para quem já está há algum tempo na área.

Vamos às dicas?

AdWords

Dica 1: quando for criar o anúncio, concentre-se no cliente

Quem trabalha com anúncios no AdWords sabe que é preciso seguir alguns padrões e regras, estipulados pelo Google, para obter um anúncio aprovado.

No entanto, o palestrante Leandro Martinez alertou para um ponto fundamental: muitas vezes, focamos tanto nessas regras que esquecemos da qualidade do anúncio em si. Não lembramos de escrever um conteúdo que gere interesse e engajamento e nos preocupamos apenas em seguir as normas da ferramenta.

É claro que conhecer, e seguir, as regras estabelecidas é importante. Mas será que não estamos deixando nossos anúncios pobres por focar apenas nisso? É um convite à reflexão.

Dica bônus: se for anunciar com banners em sites específicos, que tal estudar o layout da página e criar um anúncio parecido, para que ele esteja em harmonia com o design daquele ambiente e chame a atenção de forma mais natural?

Dica 2: use os termos de pesquisa como bússola para sua estratégia

Essa dica, também do Leandro, eu já utilizava em minhas campanhas, mas é tão boa que resolvi trazer para vocês. Na aba de palavras-chave, dentro da plataforma do AdWords, há um campo denominado “Termos de Pesquisa”. Ali, você tem acesso às palavras que os usuários, que viram seus anúncios, digitaram no buscador para que ele, o anúncio, fosse exibido.

Essas palavras são uma espécie de termômetro para avaliar se, de fato, o seu anúncio está sendo exibido para pessoas que se interessam por seus produtos e serviços.

Além disso, podem dar uma boa noção das expectativas dos clientes e, mais do que isso, ideias para planejamento de novos anúncios e conteúdos da sua estratégia de marketing. Então, use e abuse desse recurso para otimizar seu trabalho e melhorar seus resultados.

E-mail marketing

Aluysio Ferreira, coordenador do time de Growth Hacking na Resultados Digitais, palestrou sobre e-mail marketing. Confira duas dicas sobre esse tema!

Dica 1: prepare os seus e-mails para os dispositivos móveis

Segundo uma pesquisa apresentada por ele, 53% das pessoas abrem e-mails no celular. A grande questão é: será que seus e-mails estão adaptados para esses dispositivos?

Será que, ao abrir seu e-mail, o usuário consegue ler com clareza todas as informações e clicar em todos os botões com facilidade? Se a resposta foi “não sei” ou “não”, corra para mudar isso o quanto antes. Imagine quantas oportunidades sua empresa pode estar perdendo por causa dessa simples observação!

Dica 2: trabalhe para criar uma lista qualificada e jamais caia na armadilha da base de dados comprada

Sabemos que muitas pessoas tentam conseguir sucesso e tirar vantagens saindo pela tangente e buscando atalhos para facilitar o trabalho original. Como assim?

No caso do marketing digital, podemos exemplificar essa prática pela compra de base de dados com centenas ou milhares de e-mails. São endereços eletrônicos de pessoas que não autorizaram o recebimento de seu conteúdo.

Aluysio não só alertou sobre como essa prática é antiética e perigosa, como provou, por meio de pesquisas, que os resultados obtidos em bases de dados compradas são bem inferiores aos obtidos em listas genuínas, com leads colhidos um a um, por meio de conteúdo de qualidade e trabalho dedicado.

O caminho mais curto nem sempre é o mais vantajoso, e arriscar o nome da sua empresa com ações assim, tão incertas, pode trazer prejuízos incalculáveis para a imagem e a saúde financeira do seu negócio. Tome muito cuidado.

SEO e leads

Fabio Riccota palestrou sobre sua especialidade, SEO e obtenção de leads, e trouxe muitas dicas interessantes sobre esses temas. Separei duas delas, e você confere abaixo!

Dica 1: foque na qualidade e periodicidade do seu conteúdo

Essa dica está também relacionada com a conquista de leads e criação de uma lista própria de pessoas interessadas em seu conteúdo. O Fabio alertou para consistência, frequência e qualidade na produção de conteúdo.

Somente por meio dessas características — encontrando e distribuindo corretamente as palavras-chave e gerando conteúdo relevante e diferenciado — será possível conquistar leads de qualidade para o seu negócio. É realmente um trabalho de formiguinha, mas que gera resultados positivos; portanto, vale a pena.

Dica 2: saia do lugar comum e busque leads também no LinkedIn

O Fabio também alertou para a possibilidade de buscar leads no LinkedIn. Por ser uma rede social bem mais profissionalizada, com pessoas que realmente estão focadas em networking e em busca de negócios produtivos, o LinkedIn pode ser uma plataforma essencial para trazer leads de qualidade para o seu negócio.

É claro que o custo por lead nesse ambiente é mais caro, e a quantidade de potenciais clientes captados por ali é bem inferior a de outros canais. Mas como são leads extremamente qualificados, é um esforço que vale a pena e que traz mais possibilidades de geração de resultados.

Abaixo, você confere um vídeo que fiz sobre o RD On The Road, falando um pouco mais sobre o assunto:

E então, gostou das dicas que eu trouxe do RD On The Road exclusivamente para você? Se quiser receber mais conteúdos como este, assine minha newsletter! Você receberá, em seu e-mail, textos preparados com dedicação e carinho.

Um abraço e até o próximo artigo!

CATEGORIA: AdWords
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